Mardi, 6 Février
Associação Terapêutica do Ruído & Rotten \ Fresh apresentam: AT Rotten Rio: Yegor Zabelov (by/pl) + Fließgewässer (de/es) + Desmarques (pt)
Short url:
Associação Terapêutica do Ruído & Rotten \ Fresh apresentam: AT Rotten Rio @ Disgraça
6 de Fevereiro | terça-feira | 20h: Yegor Zabelov (by/pl) + Fließgewässer (de/es) + Desmarques (pt)
(Rua da Penha de França, 217 - Lisboa | entrada diária: contribuição 3-5 rios | jantar vegano em ambos os dias)
Nos dias 5 e 6 de Fevereiro a Associação Terapêutica do Ruído e a Rotten \ Fresh voltam a juntar forças para apresentar o AT Rotten Rio, evento que irá decorrer na Disgraça e que além das estreias do acordeonista bielorusso Yegor Zabelov e da dupla austríaca de tech no wave Halal Hardcore, incluirá também o regresso do músico germano-barcelonês Fließgewässer (que a ATR teve o prazer de receber em Outubro do ano passado) e as actuações da saxofonista portuguesa Ravenna Escaleira, do duo de tugacore GABBEROLAS e do terapeuta do ruído (e membro dos dSCi) Desmarques.
Yegor Zabelov é um dos acordeonistas mais originais da Europa de Leste. Originário da Bielorússia, Zabelov tem-se devotado a explorar as possibilidades do instrumento em que se especializou desde tenra idade, chegando muitas vezes aos seus limites. Nas suas mãos o acordeão torna-se numa ferramenta para criar experiências místicas e as suas actuações assumem a forma de um ritual musical, numa mistura experimental e única de ambient, jazz, avant-garde e neoclássico, sem esquecer a música tradicional das suas raízes. Após ter feito parte de várias bandas, nos últimos anos tem-se concentrado principalmente no seu projecto a solo, com o qual é convidado frequente em diversos festivais europeus. https://yegorzabelov.bandcamp.com
https://www.youtube.com/watch?v=ctFIOJdTvwg
“Fließgewässer” (alter ego de Heinzel Bäcker, músico alemão radicado desde há muitos anos em Barcelona) faz música intencionalmente misteriosa e lúdica, inspirada por conversas aleatórias sobre um futuro geralmente incerto que obriga sempre ao improviso para se poder adaptar ao seu entorno. Oscilando entre géneros como ambient, no-folk, noise e punk, recorre não só ao uso electroacústico de instrumentos de cordas como o santur, o saz ou um çifteli-banjo de fabrico próprio, mas também a sintetizadores caseiros, sensores e outros dispositivos, incorporando igualmente a luz como parâmetro e meio de expressão.
https://krimskramz.com/fliessgewaesser/
https://www.youtube.com/watch?v=s3-2niRSHgw
Desmarques é o pseudónimo do terapeuta do ruído João Marques, guitarrista dos infames dUASsEMIcOLCHEIASiNVERTIDAS (e guitarrista/baixista dos hibernados Lemur e de muitas outras fantasias musicais) e membro activo da hiperactiva Associação Terapêutica do Ruído (e da extinta Brigada Surreal e de tantas outras aventuras colectivas). A solo tem-se dedicado a improvisações hipnóticas para guitarra portuguesa electrificada e walkman ou a colaborações pontuais com diversos músicos e artistas como a que fez com a música brasileira Laura Leiner e que resultou no disco “passagens”, editado pela ATR em 2021.
https://dicionario.priberam.org/desmarques
https://www.youtube.com/watch?v=R7i36Uoxyvo
Date & heure:
Catégorie:
- musique
Prix:
- autre