Inactive: Casa Da Lagartixa Preta

Casa Da Lagartixa Preta

Short url: 

https://squ.at/r/3lhm

“10 anos de espaço autônomo e anarquista” (26 de maio de 2014)

O último mês de março na Casa da Lagartixa Preta foi cheio de atividades e música. Foram as atividades de 10 anos de espaço autônomo e anarquista.

São 10 anos permanecendo no mesmo local, sem qualquer relação direta com o Estado, sustentados por nossa própria conta e com o apoio mútuo de outras pessoas amigas e agrupações.

Foram diversas as atividades realizadas e diverso o público:

– Oficina de palhaços rebeldes com ação prática nas manifestações de 08 de março, dia de luta feminista, em Santo André (SP).

– Dia de teoria e prática de Comunicação Não-Violenta.

– Debate sobre o movimento Punk nos anos 80 aqui na região do ABC, com presença dos Punks Anjos, trazendo um histórico deste movimento no ABC, sua organização e participação nas questões políticas e sociais do período.

– Dia de Açaízada em solidariedade aos compas do Ateliê Livre de Mauá, que perderam seu espaço de atividades.

– Cines-debates, com o documentário produzido por uma companheira chamado “Memorial Indígena Sateré Mawé – Trajetórias em Manaus” sobre a cultura indígena e “O dia que durou 21 anos” sobre o Golpe Militar no Brasil.

– Debates sobre Arte e Anarquismo com os compas da Biblioteca Terra Livre de São Paulo e outro sobre experiências de compas nas Escuelitas Zapatistas.

Além disso, as outras atividades permanentes continuaram: grupos de estudos de línguas (inglês e francês), grupo de estudos anarquista, oficinas de defesa pessoal (realizada em parques fora da Casa), manejo da horta, etc.

E no dia 29 de março tivemos a festa de aniversário da Casa da Lagartixa Preta com muralismo e grafitti com discotecagem de hip-hop subversivo, samba de raiz e música ao vivo com maracatu do pessoal de Mogi das Cruzes (Maracatu Boygi), que realizaram um cortejo pelas ruas do centro da cidade, tendo como participação especial a Fanfarra do Mal ABC, Punk Canibal e seu violão e Ba-boom que fez todos e todas as presentes se animarem e dançar bastante.

Neste dia realizamos o lançamento do zine “Gestão de Espaços Autônomos”, seguido de debate com o mesmo tema; o zine é parte de nossa história e histórico, dos problemas e de ações que tomamos que deram certo, e que pode contribuir para outros espaços e coletivos que querem construir um espaço. Em breve o zine estará disponível no site da Casa da Lagartixa Preta e em versão impressa.

Agradecemos todas as pessoas que sempre e de vez em quando apoiaram a Casa da Lagartixa Preta, este apoio mútuo foi e é essencial para que continuemos em pé, porque sabemos que não estamos sós na caminhada!

Foi um mês cheio de atividades e festa, com grande alegria, ultrapassando todos os problemas que tivemos, comemoramos 10 anos, desejando, querendo e seguindo em luta para que estes 10 anos de um espaço seja multiplicado por mais 10 e espalhados por mais 10 mil lugares…!

Saúde, Agroecologia e Anarquia!

Ativismo ABC

ativismoabc.org

categories: 

  • course/workshop
  • discussion/presentation
  • meeting
Casa Da Lagartixa Preta
Rua Alcides de Queirós, 161
Santo André - São Paulo
09015-550
Brazil