Mulheres presas em Portugal - Conversa + jantar benefit

Saturday, 29 January

Mulheres presas em Portugal - Conversa + jantar benefit

Short url: 

https://squ.at/r/8kfh

Mulheres presas em Portugal - Conversa + jantar benefit

18h - Conversa

20h - Jantar Benefit

As mulheres, transgéneros e crianças nas prisões femininas são altamente invisibilizadas, esquecidas e negligenciadas e, por isso, expostas a constantes violações dos seus direitos fundamentais. Portugal é um dos países na Europa com maiores índices de encarceramento de mulheres que, além de tendencialmente serem condenadas a maiores penas, são mais punidas na prisão por transgredirem as normas de género.

Apesar da maioria das mulheres previamente à prisão enfrentarem a precariedade, discriminação e violência, as suas experiências são diversas, jovens, mães e/ou avós, idosas, lésbicas, transgénero, negras, ciganas, migrantes, com diversidade funcional, imigrantes, doentes crónicas...nas prisões são sujeitas a condições desumanas tais como a péssima alimentação, a falta de acesso a cuidados dignos de saúde, a sobremedicalização e administração arbitrária de fármacos psicotrópicos, a falta de acesso a produtos essenciais de alimentação e higiene incluindo e para os bebés/crianças que estão com as mães na prisão, sobrelotação, celas frias e degradadas e falta de água quente, isolamento e castigos, limitações severas no contato com familiares, filh@s e amig@s, entre outras adversidades, que se intensificaram com a crise pandémica.

Na prisão as discriminações, violências e a exploração persistem e são exacerbadas remetendo-as para a invisibilidade, o abandono social e a marginalização.

Esta conversa é movida pela urgência de visibilizar a realidade obscurecida das prisões e pensar coletivamente possíveis ações de apoio para quem está dentro.

Date & Time: 

Saturday, 29 January, 2022 - 18:00

Category: 

  • discussion/presentation
  • food

Price: 

  • by donation
Disgraça
Rua da Penha de França 217
B
1170-182 Lisboa
Portugal

Directions: 

Ring the bell!

Rua Penha de França217,LX

categories: 

  • bar/cafe / book shop/info shop/library / children's activity / course/workshop / discussion/presentation / exhibition / film / food / (free) shop/market / meeting / music/concert / party / theater / work space/diy

opening times: 

  • We open whenever we have events. This is not a living place or a business.